Para você que está de viagem marcada para o Canadá e precisa de uma ajudinha para descobrir tudo o que fazer em Montreal, esse post é perfeito! Não faltam atrativos para visitar na segunda maior cidade do país e temos certeza que a atmosfera alegre vai te deixar com bastante vontade de caminhar para conhecê-los.
Montreal é um destino interessante: ao mesmo tempo em que preserva a história, especialmente na arquitetura em Vieux-Montreal, a cidade também consegue reutilizar esses espaços de maneira diferente. Então, não vai ser difícil encontrar um café super descolado em um edifício antigo, onde antes funcionava uma fábrica.
Agora, para que sua viagem seja inesquecível (assim como foi a nossa!), montamos um guia com os melhores passeios, atrações e pontos turísticos em Montreal. Assim, você não vai perder nada! Vamos lá:
O que fazer em Montreal 2025
Montreal é aquele destino rico em história, cultura e diversão. Facilmente todas as idades se divertem quando chegam aqui. Com astral alegre, a cidade conta com parques de diversão, passeios de barco e shows de circo (o famoso Cirque du Soleil é canadense). Os museus e parques com áreas verdes e de lazer deslumbrantes também marcam presença.
Festivais de jazz, eventos culturais e arte de rua são características fortes da cidade. Já da para perceber que a monotonia nunca faz parte da viagem. Então, quanto mais dias para visitar, melhor!
E para matar sua curiosidade, aproveitamos para já revelar quais são as TOP 3 dicas de o que fazer em Montreal que os brasileiros mais gostam. Confira:
Passeio | Por que é imperdível? | Link |
---|---|---|
Vieux-Montréal a pé | A parte antiga da cidade merece ser explorada a pé para conhecer de perto o charme e a história local. | Conferir preço |
Basílica de Notre-Dame | Além da arquitetura impressionante da Basílica, o espetáculo AURA é emocionante e envolvente, um dos mais apreciados pelos turistas! | Conferir preço |
Tour a Quebec | Para conhecer mais uma cidade muito procurada no Canadá. | Conferir preço |
O que fazer em Montreal: pontos turísticos
Uma dica importante antes de qualquer coisa: capriche nos calçados confortáveis para que você possa aproveitar muito todos os pontos turísticos de Montreal. Esse destino é perfeito para ser explorado a pé, aproveitando cada minuto. Agora, veja o que não pode ficar fora do seu radar:
01. Vieux-Montréal
Também conhecido como Old Montreal, essa é a parte mais antiga da cidade e onde tudo começou. O lugar é charmoso e tem ruas de paralelepípedos com um charme histórico que você só encontrará aqui. Na Rua Saint Paul, por exemplo, os turistas podem caminhar despreocupados já que ela é exclusiva para pedestres.
Aqui você encontrará lojinhas, bares, cafés fofos e restaurantes com comidas típicas deliciosas. Algumas boutiques, galerias de arte e lojas de artesanato são bastante frequentadas, afinal, Vieux-Montréal é cheia de bossa.
Caminhar por aqui é super tranquilo, com cenários originais e encantadores. Mas se não quiser apenas perambular sem rumo, nossa principal sugestão é aproveitar o tour guiado a pé, foi isso que fizemos. Quando montamos nossa lista com tudo o que fazer em Montreal, nós dedicamos esse primeiro dia na cidade para conhecer essa parte antiga.
Apesar de optarmos por um tour guiado a pé de 2h, a experiência foi bem completa. Isso porque o guia entrega sempre uma listinha com dicas especiais de um morador local com tudo o que não podemos deixar de ver, de fazer e de comer em Montreal! Essas recomendações nos acompanharam no restante da viagem e nossas férias foram mais especiais do que planejamos.
Além das charmosas ruas, em Vieux-Montréal você encontrará outros pontos turísticos de Montreal que vão complementar seu roteiro. Não deixe de conhecer a Basílica de Notre-Dame e o Porto Velho (Vieux-Port). Ambos ficam próximos e a região do porto é super badalada, com tirolesa, roda gigante e passeios de barco! Aliás, nós encontramos 2 passeios de barco que valem a pena serem compartilhados:
- Passeio de barco pelo rio St. Lawrence durante o dia: ideal para apreciar pontos turísticos famosos por uma perspectiva diferente.
- Passeio de barco pelo rio St. Lawrence de noite: ideal para quem quer uma experiência diferente, com DJ e luzes brilhantes no skyline de Montreal.
A região é interessante também para quem busca onde se hospedar em Montreal, aproveitando a excelente localização.
02. Jardim Botânico de Montreal
Marcando a história da cidade desde 1931, o Jardim Botânico de Montreal atualmente faz parte do complexo do Parque Olímpico e é um dos maiores jardins botânicos do mundo. São mais de 22 mil espécies de plantas, o que oferece um visual realmente único. Ficamos apaixonados pelo lugar! Tem uma infra incrível para passar o dia, com espaços interativos e muita paz.
A área é enorme e tem até um carrinho para transportar os visitantes de um local ao outro. Você encontrará diversos espaços: um para plantas venenosas, outro para arvores frutíferas, outro para plantas de outros lugares do mundo, outro que é um insetário e muito mais!
Diante de todos esses ambientes, o que nós mais gostamos foi o jardim japonês que tem uma beleza sem igual! Além das plantas características, as pequenas construções seguem o mesmo padrão japonês e você se sente tele transportado em cada ambiente que vai!
Como os jardins, obviamente, estão em ambientes abertos, essa é uma ótima dica de o que fazer em Montreal no verão. Mas, visitá-lo na primavera pode ser uma experiência super colorida também!
03. Biosfera de Montreal
A imensa estrutura geodésica, originalmente projetada para ser o Pavilhão dos Estados Unidos na feira Mundial de 1967, hoje abriga um interessante museu dedicado ao meio ambiente e chama a atenção de longe! Aliás, uma foto dessa estrutura em maio aos jardins do Parc Jean-Drapeau (onde está situada) fica incrível.
Em seu interior, é possível se surpreender com um museu completamente diferente daquilo a que você está habituado. Os principais temas abordados nas exposições são intimamente relacionados ao meio ambiente, mudanças climáticas e suas consequências, temas super atuais, né?
E o diferencial é que as exibições são interativas, proporcionando experiências educativas para todos que visitam o prédio. Também é possível participar de jogos de perguntas e aproveitar a sala de filmes que faz parte da estrutura do museu, ou seja, ótimo para quem procura o que fazer em Montreal com crianças.
04. Basílica de Notre Dame
A Basílica de Notre Dame é uma grande obra arquitetônica, que tira o fôlego por sua beleza. Com estilo gótico, a construção é inspirada na Sainte-Chapelle de Paris. Os católicos podem frequentar as missas que são realizadas aqui, mas mesmo que você não seja muito religioso, a visita vale a pena.
Toda sua construção é belíssima, com uma riqueza de detalhes que te deixam com os olhos perdidos: o que apreciar primeiro? O altar de madeira? As esculturas? Os desenhos no teto? Fora isso, é legal saber que um dos maiores sinos da América do Norte está aqui na Basílica e você pode ouvi-lo soar nos horários de missa.
AURA Notre Dame
Se você quer uma dica imperdível para viver uma experiência diferenciada na Basílica de Notre Dame, não deixe de aproveitar o show de luzes conhecido como Aura Notre Dame. Ele acontece no interior da igreja durante algumas noite e dura 40 minutos, mas com certeza você vai querer que ele continue após esse tempo!
Dividido em partes, o Aura é um show excelente para quem procura o que fazer em Montreal a noite. Nele, você vai circular pelo interior da igreja enquanto vê as luzes dançando e dando vida para cada detalhe da arquitetura local. É uma experiência sensorial e encantadora, que permite ter outra perspectiva sobre as obras em exposição.
Vale saber: a igreja costuma disponibilizar 2 horários do AURA Notre Dame por noite e, ainda assim, muitos turistas não conseguem vagas. Por isso, é primordial comprar esse ingresso com antecedência.
05. La Grande Roue de Montreal
A La Grande Roue de Montreal é uma roda gigante que oferece vista panorâmica de 360 em suas 42 cabines que possibilitam uma experiência incrível. Afinal, é possível contemplar a cidade a 60 metros de altura, o que é equivalente a um edifício de 20 andares e é uma ótima opção para quem busca o que fazer em Montreal seja no verão, seja no inverno.
Situada em Vieux-Port, a vista lá do alto é mesmo maravilhosa. Durante o dia, você poderá contemplar a cidade e o rio St. Lawrence. Já durante a noite, as luzes brilhantes da cidade tomam conta. Mas nosso horário favorito é durante o por do sol e nem precisamos dizer que as cores de Montreal vão mudando pouco a pouco até que o sol se ponha de vez.
Dica: para evitar filas de bilheteria, compre seu ingresso online.
Dependendo da época da sua viagem, é possível combinar um passeio na La Grande Roue com outras atividades em Vieux-Port. O réveillon na região é super animado e em algumas épocas há karaokê ao ar livre e patinação do gelo! Portanto, esse é um dos pontos turísticos de Montreal que precisam estar em seu roteiro.
06. Oratório de São José
O Oratório de São José é a maior igreja do Canadá. Seu tamanho surpreende todos os turistas que chegam para visitá-la. Para se ter uma ideia, sua cúpula é a segunda maior do mundo, ficando atrás somente da Basílica de São Pedro em Roma.
Mas ficamos surpresas mesmo com o interior do Oratório. Claro que ver um ponto turístico desse tamanho é incrível, mas por dentro sua arquitetura é diferenciada e moderna, algo que não estamos acostumadas. Como as obras foram finalizadas em 1967, é possível perceber detalhes mais “moderninhos” na arquitetura.
Vale a pena entrar para conhecer a Basílica. Outras opções para visitar no Oratório são a tumba do irmão André (fundador da igreja) e a capela votiva, onde próteses e bengalas de fiéis supostamente curados estão expostas nas paredes.
07. Habitat 67
Com um visual deslumbrante do rio, do centro da cidade do Porto Velho de Montreal, o Habitat 67 é uma construção que foi projetada por Moshe Safdie. A construção é um marco arquitetônico e, por isso, é um ótimo passeio para quem é fã de arquitetura.
Muito embora pareça com o que conhecemos como favela quando visto de longe, o Habitat 67 tem apartamentos empilhados de forma inovadora, mas que parecem desconcertados e isso chama mesmo atenção. Após ter conquistado fama, o condomínio se tornou um dos pontos turísticos mais visitados de Montreal e revolucionou o trabalho do arquiteto e urbanista israelense Safdie.
Mais de 150 famílias vivem nesses apartamentos até hoje em dia, e existem alguns passeios para quem quer conhecer o interior dos apartamentos. Nós preferimos observar de longe o conjunto da obra completo, sem adentrar o complexo.
#DicaDaGaia: Chip de internet Canadá
Nada de ficar sem conexão durante as férias! Aliás, é importante ter dados móveis para você poder usar o GPS para circular na cidade, aproveitando para fazer seus passeios e se divertir sem nenhuma preocupação de se perder.
Nós usamos o chip de internet Canadá da America Chip, que sempre funciona muito bem quando a gente precisa. Além de garantir conexão, ele tem um ótimo custo x benefício, já que a internet oferecida é ilimitada. E você pode usar o cupom MALADEAVENTURAS para ganhar 10% OFF no site.
O que fazer em Montreal: experiências imperdíveis
Além dos pontos turísticos em Montreal, existem algumas experiências que são realmente imperdíveis e que deveriam estar em seu roteiro. Veja só:
08. Cirque du Soleil
Sabia que o Cirque du Soleil é de Montreal? Mundialmente conhecido, o circo com acrobacias de dificuldade extrema iniciou suas atividades em 1984 e até hoje tem espetáculos de tirar o fôlego! Então, quem está procurando o que fazer em Montreal no inverno, por que não assistir à uma apresentação?
É encantador e impressionante o nível de detalhes do cenário e das vestimentas de cada artista no palco da grande tenda do Cirque du Soleil de Montreal. Nossa primeira noite na cidade foi assistindo ao espetáculo KURIOS – Kabinet of Curiosities e ficamos maravilhadas com a magia e as acrobacias ousadas que assistimos. O show prende a atenção a cada segundo.
Para viver esse momento em sua viagem, é interessante ficar de olho na programação do circo e comprar os ingressos no site oficial antes mesmo de chegar ao Canadá. Dessa forma, você pode aproveitar a atração sem pegar filas e tendo a certeza de que conseguirá ver o espetáculo escolhido. Mais uma dica, nosso ingresso não foi dos mais caros e o lugar não era ruim, deu para assistir de boas.
09. Bota Bota – Spa Sur L’eau
Sabe aquele lugar que é único? O Bota Bota – Spa Sur L’eau [linkar o spa é um SPA que funciona em um super barco adaptado e ancorado no Porto Velho, proporcionando uma paisagem de Montreal que é realmente única para curtir enquanto relaxamos sob os cuidados dos atendentes.
O SPA é flutuante e tem decks com área de jardim, que são ótimos para quem quer relaxar e curtir um dia de descanso. No aniversário da Gaia, decidimos curtir um SPA DAY, aproveitando o circuito de hidroterapia em banheiras, piscina fria, sala a vapor e sauna seca. Foi um excelente presente de aniversário, ela adorou!
Fizemos todo o circuito proposto e, realmente, vale a pena! Além disso, o SPA oferece massagens, tratamentos faciais e corporais e tem um restaurante assinado pela chef Rita-Adèle Beaulieu, uma das mais famosas chefs de Montreal. A melhor definição para o Bota Bota é de um paraíso para adultos que buscam relaxar.
Nordic Spa
Outra opção nessa mesma linha é o Nordic Spa. A gente ficou em dúvida em qual dos dois iríamos relaxar, porque os dois são realmente bem completos. As vantagens no Nordic são os banhos termais relaxantes e a facilidade na hora de reservar com antecedência.
A estrutura do SPA é bastante completa e a proposta é do local é a termoterapia. Nessa técnica, o ritual de bem-estar foca bastante no uso de águas quentes e frias, buscando levar o cliente ao relaxamento profundo.
O banho de hidromassagem ao ar livre rende fotos deslumbrantes e é uma opção perfeita para se conectar com as belezas de Montreal. É, sem dúvidas, um ótimo espaço para curtir um momento mais introspectivo, relaxar e se recuperar da agenda agitada de passeios.
10. Passeio de barco pelo rio St. Lawrence
Para nossa despedida de Montreal, fizemos um passeio de barco pelo rio St. Lawrence para ter uma perspectiva única da cidade. É uma ótima opção para quem gosta de paisagens naturais e urbanas.
Bastante tranquilo, essa é a opção mais charmosa de o que fazer em Montreal. Aliás, a experiência pode ser bem romântica se você estiver em casal. O passeio dura aproximadamente uma 1h30min e sai de Vieux-Port, passando pela Pont Jacques-Cartier, pelo Estádio Olímpico e por diversas construções históricas.
Um guia nos acompanhou em todo o percurso contando detalhes sobre cada ponto turístico em Montreal. A gente nem viu a hora passar!
11. Quartier des Spectacles
O Quartier des Spectacles fica localizado no centro da cidade e é o ponto central da vida cultural de Montreal. Os maiores festivais de Montreal acontecem aqui, como o Festival Internacional de Jazz, o Just for Laughs, Francofolies e o Festival de Filmes de Montreal.
O lugar conta com uma praça e em seus arredores estão teatros, galerias, museus e salas de concerto como a Place des Arts. Aqui existe também uma programação constante de eventos as ar livre, transformando a praça e as ruas em palcos para performances. Então, se você busca o que fazer em Montreal de graça, fique de olho nesse lugar!
À noite, o Quartier des Spectacles se transforma. Você vai poder apreciar instalações de luzes interativas e projeções em edifícios. O show cria uma atmosfera imersiva e mágica. Você pode baixar o app do espetáculo e participar de forma interativa, usando seu fone de ouvido,
O que fazer em Montreal: parques
Existem muitas opções de belos parques para conhecer em Montreal, o que reforça a importância de levar tênis confortáveis para caminhar. Nós trouxemos algumas opções de locais que não podem ficar de fora de seu roteiro.
12. Parc Jean Drapeau
O Parc Jean Drapeau é uma das melhores dicas de o que fazer em Montreal com crianças. Ele consiste em duas ilhas cercadas pelo rop St. Lawrence: a Île Ste-Hélène e a Île Notre-Dame e o interessante desse parque é que ele abriga atrativos para todas as idades!
Para você ter uma ideia, nele estão: um cassino grandioso, uma pista de corrida de Fórmula 1 (onde acontece o Grand Prix de Montreal) e um parque de diversões chamado La Ronde. Isso sem falar da natureza, que é seu atrativo principal, com áreas para pedalar, patinar e até remar.
Dica: para quem está procurando o que fazer em Montreal no verão, aproveite o passeio de veículo elétrico gratuito que se chama Discovery Ride! Além de ser uma forma agradável de se deslocar, o veículo tem áudio pré-gravado em dois idiomas contando mais das origens do parque e sua relação com a Expo 67, os Jogos Olímpicos de 1976 e o Grande Prêmio de Fórmula 1 no Circuito Gilles Villeneuve.
13. Mont Royal
Seja para quem está buscando o que fazer em Montreal no inverno ou no verão, o Mont Royal é um dos principais pontos turísticos da cidade. O parque foi projetado por Frederick Law Olmsted, o mesmo paisagista do Central Park de Nova York.
Ele é icônico na cidade, conta com trilhas, vistas panorâmicas e é muito interessante para quem ama a vida ao ar livre. Durante o inverno, o parque tem a localização perfeita para experimentar o esqui cross country. Mas se a sua viagem é no verão, aproveite que ocorrem muitos eventos no parque e confira a programação com antecedência.
E se você está procurando o que fazer de graça em Montreal, a entrada é gratuita e o acesso é fácil por meio de ônibus público da linha 11. Portanto, é uma ótima opção para incluir no roteiro sem gastar muito.
14. Parc Maisonneuve
O Parc Maisonneuve é uma gigante área verde com diversos pontos turísticos. O Complexo Olímpico construído para os Jogos Olímpicos de Montreal de 1976 está aqui. O Biodôme, a Torre de Montreal e o Planetário também. Então, separe um dia inteiro do seu roteiro Montreal para explorar essa bela região.
A Torre de Montreal é uma construção inclinada interessante e possui um observatório lá no alto. A vista é incrível, especialmente no por do sol. Já o Biodôme é um museu ambiental que reproduz os 4 biomas diferentes da América. E o Planetário é uma experiência inesquecível, sempre com exposições interativas que envolvem astronomia e o universo.
Mas se você preferir apenas caminhar pelo Parc Maisonneuve, não se preocupe. O complexo disponibiliza água potável gratuita para todos, pista de corrida, caminhada e as áreas verdes são ótimas para piquenique. Não deixe de lado essa dica de o que fazer em Montreal de graça.
15. La Ronde
Ideal para quem gosta de aventura, La Ronde – que faz parte da rede de parques Six Flags – é o maior parque de diversões de Montreal e oferece muita adrenalina! Para evitar problemas em seu cronograma, recomendamos comprar sua entrada com antecedência no site oficial.
O parque tem estrutura completa e é uma ótima opção para quem está procurando o que fazer em Montreal com crianças. Com diferentes opções de atrações, é possível passear em brinquedos mais tranquilos ou sentir toda a adrenalina da monta-russa.
Além disso, o La Ronde sempre tem atrações especiais, como as noites da adrenalina com experiências de terror e os festivais de comida.
Leia também: Seguro viagem Canadá: qual é o melhor seguro? quanto custa?
O que fazer em Montreal: museus
Os museus de Montreal são parte importantíssima da experiência na cidade. Aqui vão os nossos favoritos:
16. Museu de Belas Artes de Montreal
Com exposições que sempre se renovam e uma arquitetura de impressionar, o Museu de Belas Artes é um dos principais pontos turísticos de Montreal. A arquitetura externa do lugar já impressiona, com seus blocos coloridos espelhados. Imagine então as preciosidades que estão lá dentro?
As coleções que você encontrará aqui abrangem diferentes épocas, culturas e estilos artísticos. A experiência começa com arte inuit (dos povos do Ártico) e indígena através de esculturas e gravuras. Mas ao caminhar pelo edifício, você verá também obras contemporâneas de artistas canadenses renomados.
Além disso, uma impressionante coleção de artistas como Monet Cezanne, Picasso e Matisse representam o modernismo e impressionismo europeus. E em outra sala, obras de arte que vão desde a antiguidade (com artefatos egípcios), até obras contemporâneas (com temas e técnicas atuais) fazem parte do acervo.
Ao longo do passeio é possível interagir com guias voluntários e aprender mais sobre o próprio museu e a história do Canadá através da arte. É fantástico.
17. Museu de Arte Contemporânea de Montreal
Outra opção incrível para quem gosta de arte é conhecer o Museu de Arte Contemporânea de Montreal (MAC). O local possui uma coleção permanente de mais de 8.000 peças de artistas canadenses e internacionais: são trabalhos de pintura, escultura, fotografias e vídeos que abrangem diversas correntes artísticas contemporâneas.
Obras de multi mídia e instalações digitais exploram a interação de entre arte e tecnologia. Experiências audiovisuais, eventos e performances ao vivo, como música, teatro e dança sempre acontecem por aqui. O MAC também apoia artistas locais emergentes, dedicando uma galeria que é um excelente lugar para descobrir novos talentos da arte atual.
18. Museu McCord
Com mais de 100 anos de história, o Museu McCord tem forte influência na cultura local. É um local dedicado à história, cultura e patrimônio do Canadá com ênfase na cidade de Montreal e nos povos indígenas do país. Aqui, você poderá aprender sobre esses temas através de artefatos, vestimentas, mobiliário e objetos pessoais de diferentes épocas e períodos históricos.
Com 6 exposições ocorrendo ao mesmo tempo, é uma excelente de o que fazer em Montreal com chuva. Não deixe de conferir o site oficial do museu para acessar a programação completa.
O que fazer em Montreal: gastronomia
Comer bem é parte da experiência de sua viagem. Por isso, nós trouxemos dicas de onde comer em Montreal para que você tenha boas recordações dos pratos da cidade.
19. Mercado Jean-Talon
Ponto de encontro de amantes da gastronomia, o Mercado Jean-Talon fica no bairro Little Italy em Montreal. Aqui é possível experimentar de tudo um pouco, aproveitando as opções de frutas frescas, verduras e produtos naturais à venda.
Os expositores oferecem provas das delícias locais como uma maneira de incentivar a compra. Além disso, é possível encontrar produtos prontos para o consumo. São tortas, azeitonas, carnes e queijos prontos nos diversos restaurantes e food trucks que funcionam aqui, com iguarias de diversas partes do mundo.
E se você gosta de experiências diferenciadas, fazer um tour guiado pelo mercado é uma boa pedida. Os guias experientes te levarão nas melhores barracas para provar não só o tradicional poutine, mas também carnes defumadas e os melhores bagels de Montreal. Isso sim é uma experiência gastronômica de respeito!
Vale saber: como o tour guiado pelo mercado é uma experiência fora do roteiro Montreal tradicional, não deixe de reservar o seu passeio online. Ao chegar no mercado sem tê-lo contratado, você não conseguirá encontrar guias disponíveis para você e seu grupo.
Cabe, então, analisar se a sua proposta é apenas perambular pelo mercado para conhecê-lo ou se, de fato, quer viver uma experiência gastronômica aqui.
20. Marché Atwater
O Marché Atwater, por sua vez, é um mercado especializado com opções de azeites gourmet, frutas secas e vinagres balsâmicos. Vale a pena passear pelas boulangeries e fromageries para comprar itens frescos para compor uma cesta de piquenique. Uma ótima pedida para um dia de sol em Montreal.
21. St. Viateur
Para quem procura um café especial, o St-Viateur é uma ótima opção. O espaço do café é bastante charmoso e instagramável. Por ser um espaço menor, é uma cafeteria acolhedora para fazer uma pausa gostosa.
Todo o menu do St.Viateur é servido com bastante fartura. As porções saciam e valem cada mordida. O bagel de salmão defumado é o mais tradicional na região, mas existem muitas opções de recheios para desfrutar no cardápio.
Você não pode deixar de experimentar o delicioso bagel feito aqui, ele até disputa o título de “melhor bagel do mundo” com Nova York, nos EUA. Aliás, se você quer adentrar o “universo bagel”, é possível fazer um tour em busca dos melhores bagels. Ele passa aqui, no St. Viateur e também por outros cafés deliciosos, como o Bagel de Fairmont.
Esse bagel tour só pode ser reservado online e nós recomendamos o passeio para quem procura o que fazer em Montreal em 5 dias ou mais.
22. Jardin du Nelson
Bem localizado no centro da cidade velha de Montreal, o restaurante Jardin du Nelson tem um cardápio com muitas opções de comidas e bebidas, com álcool e sem. Todavia, cabe um alerta: essa não é uma opção barata, mas é válida pela experiência única. O visitante aproveita um ambiente muito agradável, com música ao vivo e que proporciona um jantar ao som de jazz.
Foi aqui que comemos o melhor pouding chômeur que experimentamos no Canadá! A sobremesa é típica e parece uma massa de bolo comum, mas é bem molhada de caramelo e é servida de forma graciosa em uma pequena panelinha.
Sem dúvidas, vale a pena conhecer o estabelecimento, sendo uma das ótimas opções de onde comer em Montreal. Mas o funcionamento do restaurante se dá apenas entre meados de abril e meados de outubro, ficando fechado durante o inverno. O truque é sempre conferir o site do restaurante para ter certeza de que o local estará aberto antes de sair para comer.
23. La Banquise
Impossível visitar Montreal e não comer um clássico poutine! Essa receita típica da província de Quebec consiste em batatas fritas cobertas com molho gravy e pedacinhos de queijo derretido por cima. Sim, é incrível!
O La Banquise é o melhor restaurante para experimentar a iguaria, o prato faz muito sucesso por lá. O ambiente é informal, com mesas coladinhas umas nas outras, mas é super agradável e descontraído.
24. Crew Collective Café
Localizado em um belíssimo edifício histórico, o Crew Collective Café oferece uma série de experiências. É possível só visitar, comer bem e aproveitar o espaço ou utilizar o coworking aberto, as salas de reuniões e os modernos escritórios que são alugados por tempo determinado.
Portanto, se você precisa trabalhar por um momento, é possível contar com estrutura completa para comer bem e otimizar seu tempo. Nesse ambiente agradável, o cardápio oferecido é bastante completo, incluindo o famoso bagel de salmão defumado e pão de banana chocolate. Não deixe de ir… é divino!
25. Plateau Mont-Royal
O bairro mais icônico de Montreal tem uma vibe única, com casas coloridas e é marcado por sua cultura gastronômica e boemia. A culinária vai desde a libanesa, vietnamita e francesa até as tradicionais delícias canadenses. Vale a pena caminhar pelas ruas atento a cada detalhe e parando para se deliciar com as iguarias locais.
Uma dica durante seu passeio pelo bairro, é experimentar o cardápio do bistrô L’Express que acumula mais de 40 anos de experiência e tem um picles caseiro que você precisa experimentar! Entretanto, se a ideia é só comer alguns petiscos durante a noite, aproveite o Au Pied de Cochon, que é um lugar com menu muito saboroso. Já no Shwartz Deli, você encontrará os melhores sanduíches de carne defumada.
Ah, o La Banquise citado acima, por exemplo, fica no coração do bairro.
26. Bairro Mile End
O Mile End faz parte de Plateau Mont Real, porém, possui identidade própria, sendo ponto de encontro de boêmios e entusiastas da arte e cultura. Para quem está procurando o que fazer em Montreal no verão, o bairro é uma área repleta de restaurantes requintados e lugares excelentes para o brunch, como cafés gregos e italianos. Também é um local descontraído com atmosfera artística e raízes multiculturais.
Como há inúmeras opções de excelentes restaurantes, é uma ótima ideia experimentar de tudo um pouco em um tour gastronômico. Durante o tour, certamente você experimentará o melhor que Miles End tem a oferecer. Existem várias opções de onde comer em Montreal aqui: cafeterias, docerias e restaurantes.
Infelizmente, quando visitamos o bairro, o tempo não estava muito bom e nós não conseguimos caminhar tanto. Ainda assim, valeu a pena para conhecer bons restaurantes. Se você visitar o bairro em um dia de sol, caminhe sem pressa e faça belas fotos nesse bairro que também é muito instagramável.
Bônus: bate e volta de Montreal
Se você tem mais dias disponíveis, aproveite essas dicas de o que fazer nos arredores de Montreal:
27. Quebec City
Quebec é uma cidade belíssima, colorida e vibrante, excelente para ficar alguns dias. Vale a pena fazer fotos e se deslumbrar com a história local durante o passeio na parte antiga da cidade, que é reconhecida pela UNESCO como Patrimônio da Humanidade. Entretanto para quem não dispõe de tanto tempo, é super válido um bate volta.
Você pode ir de carro, as estradas canadenses são super seguras. Quebec fica somente a 250 km de Montreal pela Trans-Canadá/Hway 20. Já para quem não está motorizado, a boa é pegar um tour de 1 dia saindo de Montreal. O roteiro mostrará o que Quebec tem de melhor em uma tarde:
- o centro histórico de Quebec
- as Planícies de Abraão
- as Cataratas de Montmorency
- o bairro Petit Champlain
Certamente, com todas as opções de o que fazer em Quebec, você vai sair de lá já querendo voltar!
#DicaDaGaia: um bate e volta Quebec com guia é ótimo se você quiser relaxar. O tour conta com transfer de ida e volta e você não precisará dirigir, nem organizar roteiro, já que o guia está responsável por te levar aos melhores lugares.
28. Les Laurentides
Se você prefere curtir belezas naturais em um passeio de um dia, Les Laurentides é a opção ideal para aproveitar. A região conta com montanhas, lagos e florestas que são ótimos para serem explorados ou simplesmente contemplados.
Os mais aventureiros vão adorar fazer trilhas, passeios de bicicleta e até esportes aquáticos no verão. Já no inverno, a região é muito procurada por suas estações de esqui e adeptos de esportes de inverno, tendo Mont Tremblant como a mais famosa.
E se você já está planejando conhecer o destino, saiba que você pode ir de carro dirigindo por 126km saindo de Montreal. Entretanto, existem opções de tours bate e volta que são bem agradáveis. Inclusive, encontramos esse aqui que dura praticamente o dia todo e passa pelos destaques de Les Laurentides com um guia excelente.
29. Ottawa
A capital do Canadá é uma cidade mais cosmopolita e bem diferente de Montreal. Ideal para curtir no inverno, Ottawa tem a maior pista de patinação natural do mundo! São quase 8 km de comprimento de pista dentro do Canal Rideau, o lugar queridinho daqueles que gostam de praticar esportes de inverno.
Mas não se engane, Ottawa também reserva um colorido único e acolhedor durante o verão, proporcionando belas paisagens. Época ideal para caminhar pela cidade e conhecer pontos históricos e prédios importantes como o Parliament Hill e o ByWard Market.
Fazer um bate e volta para Ottawa é uma ótima pedida para suas férias! Você pode ir num tour guiado ou, se estiver com carro alugado, pode ir por conta própria. A vantagem é que as estradas canadenses são muito seguras e bem sinalizadas.
#DicaDaGaia: se você prefere prefere fazer seus passeios pelas proximidades, com carro alugado, sugerimos essa plataforma. Nela você encontrará as melhores locadoras do destino e pode escolher o melhor preço de maneira mais prática.
30. Fazendas de Maple
O maple syrup é um xarope doce e um pouco caramelado tradicional do Canadá. Então, se você busca uma experiência autêntica canadense, visitar uma fazenda de maple é uma excelente dica de passeio. Muitos turistas gostam de conhecer o processo de produção, mas melhor ainda é provar o xarope ali, direto da fonte!
Como muitas desses experiências tradicionais não são tão divulgadas, nós já temos uma boa dica de tour até uma fazenda de maple. Bem completo, ele dura o dia inteiro e conta com os transfers de ida e volta, o ticket de entrada e inclui um almoço bem gostoso na própria fazenda.
#DicaDaGaia: Agora que você já conferiu os melhores passeios em Montreal, saiba que, mesmo o seguro viagem Canadá não sendo obrigatório, não dá mesmo para arriscar, afinal, imprevistos também acontecem durante as férias. Lembrando que não só complicações de saúde podem acontecer, mas também com malas extraviadas, cancelamentos ou atrasos em voos, etc.
Sempre garantimos nosso seguro por essa ferramenta de comparação, que possui várias seguradoras conveniadas. Eles comparam lado a lado os preços e vantagens e todo o processo é feito de forma bem prática – você recebe a apólice por e-mail e ainda pode dividir em 6x sem juros ou ganhar 5% de desconto no pagamento à vista por pix ou boleto bancário.
Ah… usando o cupom AVENTURAS15 você vai ganhar 15% de desconto no site.
Roteiro Montreal: o que fazer em 1, 3 e 5 dias na cidade
O seu roteiro naturalmente se modifica de acordo com a quantidade de dias na cidade. Por ser uma região com muitas atividades, recomendamos um roteiro Montreal de 3 ou 5 dias, para que possa se divertir sem que fique cansativo. Veja só nossas sugestões:
O que fazer em Montreal em 1 dia
Está em dúvida sobre o que não deixar fazer em Montreal? Vale a pena conhecer os seguintes lugares:
- Começar o dia no Parc Jean Drapeau com uma visita à Biosfera;
- Pegar o metrô até Place D’Armes;
- Comer um sanduíche no Crew Collective Café
- Passear pelo centro histórico (Vieux Montreal)
- Finalizar o dia no AURA Notre Dame.
O que fazer em Montreal em 3 dias
Para quem tem o privilégio de escolher o que fazer em Montreal em 3 dias, são inúmeras as sugestões, como:
- Dia 01: Parc Jean Drapeau + Biosfera + Vieux Montreal + AURA + Jardin du Nelson para o jantar
- Dia 02: Marché Jean-Talon (OU Marché Atwater) + Experimentar o bagel da St. Viateur + Passeio pelo Plateau Mont Royal na parte da tarde + Parc du Mont Royal para o pôr do sol
- Dia 03: Jardim Botânico de Montreal + Parque Olímpico + La Grande Roue de Montreal + espetáculo do Cirque du Soleil
Lembrando que nossos roteiros podem ser usados como estão ou podem ser adaptados com os pontos turísticos em Montreal que você mais deseja conhecer.
O que fazer em Montreal em 5 dias
Além de todos os pontos turísticos anteriores, quem busca o que fazer em Montreal em 5 dias pode aproveitar mais uma série de passeios. Confira:
- Dia 04: Mille End para tomar café da manhã + caminhada pelo Quartier des Spectacles para observar as artes de rua + Passeio de barco noturno
- Dia 05: Bate e volta até Les Laurentides (se estiver no inverno), até as fazendas de maple (se estiver na primavera) e até Quebec City (se estiver no verão).
Dúvidas frequentes de quem procura o que fazer em Montreal
Ainda está com dúvidas sobre o que fazer em Montreal? Nós trouxemos alguns pontos que vão te ajudar de uma vez por todas.
O que fazer em Montreal de graça
Existem muitas atrações para você que procura o que fazer em Montreal de graça, como:
- Vieux Montreal
- Monte Royal
- Jardim Botânico de Montreal
O que fazer em Montreal no inverno
No inverno, alguns passeios precisam ser adaptados, para que possa ter a melhor experiência, vale a pena:
- Assistir um espetáculo do Circ Du Soleil
- Passear na Roda Gigante
- Aproveitar o AURA – show de luzes na Basílica de Notre-Dame
O que fazer em Montreal no verão
O verão deixa a cidade com temperaturas agradáveis e permite explorar diferentes atrações:
- Festival de Verão
- Conhecer o Jardim Botânico
- Fazer um passeio de barco
O que fazer em Montreal com crianças
As principais atrações da cidade são divertidas para a família inteira, mas essas são as nossas sugestões de o que fazer em Montreal com crianças:
- Ir ao La Ronde o maior parque de diversões de Montreal
- Fazer um passeio de barco
- Andar na Roda Gigante La Roue
O que fazer em Montreal a noite
Agora veja as dicas de o que fazer em Montreal a noite:
- Fazer um cruzeiro noturno no Rio St. Lawrence
- Visitar o Cassino de Montreal
- Conhecer os bares de Boulevard Saint-Laurent
O que fazer em Montreal com chuva
Se o seu dia amanhecer chuvoso, vale a pena conhecer uma série de atrações em locais fechados, como:
- Aura Notre Dame
- Museu McCord
- La Grande Roue de Montreal
Quantos dias ficar em Montreal?
Nós indicamos, no mínimo, 3 dias! Afinal, como você deve ter percebido, são muitas as atividades para curtir durante a viagem, aproveitando intensamente cada experiência e atração.
Como se locomover em Montreal?
A forma mais fácil de se locomover em Montreal para conhecer pontos próximos de seu hotel é a pé. A cidade é plana, o que faz com que seja possível aproveitar bastante. É importante saber que no inverno as ruas ficam tomadas de gelo, por isso, as caminhadas ficam comprometidas.
Além disso, você pode alugar um carro ou circular de Uber para pontos mais distantes. Entretanto, o transporte público é bem eficiente, ou seja, ônibus e metrô também são uma boa opção. Nós compramos um passe de transporte de 3 dias que dava para usar em todas as modalidades (ônibus e metrô), que custou CAD 21,25 (R$85,00).
#DicaDaGaia: se você prefere alugar um veículo, sugerimos essa plataforma. Nela você encontrará as melhores locadoras do destino e pode escolher o melhor preço de maneira mais prática.
E então? Já sabe o que vai fazer na sua viagem para Montreal?
Esperamos que com as nossas dicas de o que fazer em Montreal, você esteja confiante para montar o seu roteiro! Caso ainda surja alguma dúvida, é só deixar uma mensagem aqui embaixo que tentaremos te ajudar com prazer!
Aproveite bem tudo o que Montreal tem a oferecer! Boa viagem!
Leia também:
O que fazer em Quebec: 21 pontos turísticos para incluir no roteiro
Chip de internet Canadá: qual é o melhor? como comprar? quanto custa?
Roteiro de 5 dias pelas Montanhas Rochosas do Canadá (Banff e Jasper)
Banff, Canadá: melhores lagos, trilhas e mais dicas de viagem
Jasper (Canadá): os melhores lagos, passeios e um guia completo de viagem